sábado, 27 de dezembro de 2014

III Encontro Panamericano de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais

O III Encontro Panamericano de Jogos e Desportes Autóctones e Tradicionais será realizado em setembro de 2015 em Palmas/Tocantins/Brasil. 

Esse é um evento realizado pela Associação Panamericana de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais (APJDAT).


terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Convocação da Prefeitura de Senador Canedo-GO

Saiu a convocação dos concursados da Educação da cidade Senador Canedo, região metropolitan de Goiânia. Não poderia deixar de destacar a aprovação e agora a convocação de duas alunas: Daiana Rodrigues (ESEFFEGO/UEG) e Poliana Santana (FEFD/UFG). Parabéns pelo ponto de partida na carreira. Desejo êxito em suas práticas e que sejam elas revolucionárias da forma possível dentro das condições concretas, materiais e objetivas de trabalho. 




Concurso Público - IF Goiano - 2015 vagas diversas áreas

Concurso para professor efetivo no Instituto Federal Goiano. Requisito mínimo: Graduação. 

Vagas em Matemática, Física, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, História, Geografia, Matemática, Química, Pedagogia, Sociologia, Biologia, Educação Física. 

Inscrições de 06/01/2015 a 01/02/2015.

Maiores informações no edital

sábado, 20 de dezembro de 2014

UEG - Concurso para Analista e Assistente Administrativos - 500 vagas


A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) divulgou nesta sexta-feira (19), o Edital 004/2014 do Concurso Público para a Universidade Estadual de Goiás (UEG). As vagas estão distribuídas entre as 39 cidades das unidades universitárias e Administração Central, sendo 247 para o cargo de analista de gestão administrativa e 253 para o cargo de assistente de gestão administrativa.
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com remunerações de R$ 1.848,59 e R$ 3.080,97, respectivamente. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 para nível médio e de R$ 110,00 para nível superior. Os interessados podem se inscrever a partir das 8 horas do dia 31 de dezembro de 2014 até as 23h59 do dia 15 de fevereiro de 2015. Os inscritos terão até o dia 9 de março de 2015 para efetuar o pagamento da taxa.
As provas teóricas serão realizadas, provavelmente, em 12 de abril de 2015. O concurso será executado pela empresa Funiversa e terá quatro fases, realizadas em Goiânia e Anápolis. Para mais informações ou esclarecer as dúvidas, os interessados devem ler, obrigatoriamente, o Edital na íntegra, divulgado em site da Segplan.

Fonte: o popular.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Suspensa Inauguração da Pista de Atletismo FEFD/UFG

Boa noite...

Sobre a postagem do dia 30/11/14, referente à inauguração da Pista de Atletismo da FEFD/UFG, evento conjugado ao I Trofeu UFG de Atletismo, prevista para inauguração nesta quarta-feira (10/novembro), informamos que ambos os eventos foram suspensos em razão de alterações no clima e a instabilidade do mesmo.

Em breve, o Blog do Sérgio informará nova data.


Concurso para professor efetivo da FEFD/UFG

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, na página do Sisconcurso. 

Período de inscrição: de 03/12/2014 a 30/01/2015.





Informamos que foi publicado edital para professor efetivo com duas vagas para FEFD:


1. Fisiologia do Exercício e Teoria do Treinamento Esportivo (01 vaga);

2. Metodologia do Ensino da Dança e Estágio Curricular (01 vaga).

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, na página do Sisconcurso.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Concurso Público - FEFD/UFG 2 vagas

Informe sobre o edital de concurso para professor efetivo com duas vagas para FEFD:


1. Fisiologia do Exercício e Teoria do Treinamento Esportivo (01 vaga);


2. Metodologia do Ensino da Dança e Estágio Curricular (01 vaga).


Acesso ao edital e inscrições exclusivamente pela internet, na página do Sisconcurso

Período de inscrição: de 03/12/2014 a 30/01/2015.

sábado, 22 de novembro de 2014

Tarja Branca ou Drops of Joy

Uma dica interessante para as leituras e reflexões sobre os processos educativos no período que marca a distância entre a infância e a vida adulta. Divirta-se pensando!




Assista acessando o link

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

III Seminário do Núcleo de Pesquisas e Estudos Sociedade, Subjetividade e Educação - NUPESE


Nos dias 20 e 21 de novembro de 2014 ocorrerá o III Seminário do NUPESE. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Faculdade de Educação ou pelos links abaixo:

Informações confira

Inscrições aqui

Acesse a programação

ANPED - Carta Aberta sobre avaliação em larga escala de habilidades não cognitivas de crianças e jovens

CARTA ABERTA À COMUNIDADE ACADÊMICA E AOS REPRESENTANTES DE SECRETARIAS E ÓRGÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DE HABILIDADES NÃO COGNITIVAS DE CRIANÇAS E JOVENS

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) vem manifestar seu repúdio à adoção e a institucionalização de uma avaliação em larga escala de habilidades não cognitivas de crianças e jovens, no âmbito de iniciativas de avaliação em larga escala em curso no Brasil.
Trata-se de rejeitar a adoção, como política pública, do programa de medição de competências socioemocionais, denominado SENNA (Social and Emotional or Non- cognitive Nationwide Assessment), produto de iniciativa do Instituto Ayrton Senna em parceria com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Essa perspectiva está colocada na medida em que se tem a presença do Ministério da Educação (MEC) apoiando a realização de seminários em que tal proposta foi divulgada, além de parceria firmada entre Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao MEC, e o Instituto Ayrton Senna (IAS) para a criação do Programa de Formação de Pesquisadores e Professores no Campo das Competências Socioemocionais.
A consideração de que o desenvolvimento de crianças e jovens extrapola a dimensão cognitiva e o reconhecimento de que no contexto escolar são trabalhadas atitudes e valores - fato esse reconhecido e trabalhado pelos profissionais da educação há muito tempo nos currículos e nas escolas - não autorizam a proposição de tomar aspectos relativos ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes como objeto de avaliação em larga escala.
As ações e estratégias que balizam as políticas e, consequentemente os exames, não são neutras nem destituídas de valores, mas correspondem e apontam para um ideal de sociedade que precisa ser democraticamente debatido. As questões da avaliação são questões de currículo e, portanto, uma arena política, ideológica, cultural e de poder.
No campo da psicologia, características socioemocionais costumam ser tratadas como "traços de personalidade" ou "traços de caráter". Na área da educação tem-se observado certa variação terminológica, na medida em que há estudos em que é adotada a expressão "características socioemocionais" e outros, que ao se apropriarem de expressões mais recorrentemente empregadas pelos economistas, tais como "competências socioemocionais" ou "habilidades socioemocionais" têm preferido o emprego de “habilidades não cognitivas”. Essas distinções são necessárias para situar que campo de conhecimento está balizando a proposição de testes.
Outra consideração importante diz respeito ao histórico da ANPEd na luta pela educação pública e democrática. E, nesse sentido, questiona-se o que significa uma instituição privada definir o “conteúdo da educação” por meio de avaliações. No Brasil, por um lado, avançamos no acesso à educação, mas, por outro, há um avanço da privatização do público e da naturalização das perdas da democratização da educação.
Com base nessas considerações pondera-se que:
- as dimensões política e ideológica são constitutivas da avaliação, ou seja, é uma atividade que traz inerente às suas finalidades e procedimentos a afirmação de valores, que representam projetos educacionais e sociais. Que valores são afirmados por meio dessas avaliações? A quem cabe defini-los?
- o estabelecimento de uma hierarquia valorativa, pretensamente universal e imparcial, expressa a desconsideração da desigualdade social econômica e a diversidade cultural da sociedade brasileira, bem como as diferenças entre os sujeitos, o que possivelmente representa a naturalização de valores oriundos das classes mais favorecidas socioeconomicamente. O que se busca é a padronização desses valores?
- as avaliações em larga escala vêm se constituindo como uma das principais estratégias de consecução de uma lógica de gestão da educação que, em nome da promoção do desenvolvimento dos alunos, recorre à comparação de seus níveis de proficiência e à sua classificação e premiação. O que poderá resultar da avaliação de habilidades socioemocionais: premiação daqueles alunos que se conformarem aos valores estabelecidos? Segregação e discriminação daqueles que não apresentam as habilidades tomadas como as necessárias para uma sociedade “melhor”? Quem decide sobre qual é a “melhor sociedade” são os elaboradores dos itens dos testes?
- é conhecido o potencial que avaliações externas à escola, em larga escala, de condicionarem e conformarem o currículo escolar. O que teremos agora: a intensificação e ampliação desse controle e conformação, abarcando um quadro disciplinar de competências socioemocionais tidas como desejáveis?
- corre-se o risco de rotular e estigmatizar crianças e jovens por não se saírem bem nos testes socioemocionais, culpabilizando-os pelo fracasso, abstraindo fatores contextuais, sejam suas condições de escolarização, seja capital econômico, social e cultural. Em consequência, não se estaria afirmando preconceitos a respeito de determinados estudantes?
- O desenvolvimento socioemocional ou socioafetivo é, assim como o cognitivo, um processo de construção do sujeito, intermediado por questões sociais, culturais, ambientais que não pode ser medido por meio de itens de testes de larga escala. O que se intenta é torná-lo mensurável e quantificável para apoiar classificações?
Em conclusão, a Anped considera inadequada e inaceitável a adoção de uma avaliação em larga escala de habilidades socioemocionais de crianças e jovens, no âmbito de iniciativas de avaliação em larga escala da Educação Básica, uma vez que poderá vir a reforçar a seletividade e exclusão, escolar e social.
Rio de Janeiro, 06 de novembro de 2014.

Maria Margarida Machado Presidente da ANPEd 

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Dossiê: Heranças da sociologia de Bourdieu e Passeron



Heranças da sociologia de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de OS HERDEIROS.


"Com o Dossiê "Heranças da sociologia de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de Os Herdeiros", organizado por Ione Ribeiro Valle (UFSC) e Denice Barbara Catani (USP), que também assinam o texto de apresentação, retoma-se a obra a partir de diferentes olhares. O Dossiê traz um conjunto de artigos de autores brasileiros e franceses especialmente convidados para esta publicação."

Acesso ao Dossiê Confira

sábado, 1 de novembro de 2014

Concurso Público - Docentes Diversas Áreas - Dourados-MS


Muitas vagas para Professores de diversos níveis (titulações) e áreas do conhecimento. Duas vagas para adjunto (doutorado) para Educação Física. Mais Ciências Biológicas e Ambientais, Ciências da Saúde, Direito e Relações Internacionais, Comunicação, Arte e Letras, Ciências Humanas, Engenharias, Intercultural Indígena, entre outras.

INSCRIÇÕES de 30 de outubro a 14 de novembro de 2014

Acesse o edital CONFIRA e Inscrições Aqui