domingo, 30 de novembro de 2014

Inauguração... precisa dizer mais o quê?


sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Propostas do Currículo do DF - Currículo em Movimetno



Acesse no link da SEED-DF

Acesso pelo link do SIN-PRO-DF

sábado, 22 de novembro de 2014

Tarja Branca ou Drops of Joy

Uma dica interessante para as leituras e reflexões sobre os processos educativos no período que marca a distância entre a infância e a vida adulta. Divirta-se pensando!




Assista acessando o link

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

III Seminário do Núcleo de Pesquisas e Estudos Sociedade, Subjetividade e Educação - NUPESE


Nos dias 20 e 21 de novembro de 2014 ocorrerá o III Seminário do NUPESE. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Faculdade de Educação ou pelos links abaixo:

Informações confira

Inscrições aqui

Acesse a programação

ANPED - Carta Aberta sobre avaliação em larga escala de habilidades não cognitivas de crianças e jovens

CARTA ABERTA À COMUNIDADE ACADÊMICA E AOS REPRESENTANTES DE SECRETARIAS E ÓRGÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DE HABILIDADES NÃO COGNITIVAS DE CRIANÇAS E JOVENS

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) vem manifestar seu repúdio à adoção e a institucionalização de uma avaliação em larga escala de habilidades não cognitivas de crianças e jovens, no âmbito de iniciativas de avaliação em larga escala em curso no Brasil.
Trata-se de rejeitar a adoção, como política pública, do programa de medição de competências socioemocionais, denominado SENNA (Social and Emotional or Non- cognitive Nationwide Assessment), produto de iniciativa do Instituto Ayrton Senna em parceria com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Essa perspectiva está colocada na medida em que se tem a presença do Ministério da Educação (MEC) apoiando a realização de seminários em que tal proposta foi divulgada, além de parceria firmada entre Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao MEC, e o Instituto Ayrton Senna (IAS) para a criação do Programa de Formação de Pesquisadores e Professores no Campo das Competências Socioemocionais.
A consideração de que o desenvolvimento de crianças e jovens extrapola a dimensão cognitiva e o reconhecimento de que no contexto escolar são trabalhadas atitudes e valores - fato esse reconhecido e trabalhado pelos profissionais da educação há muito tempo nos currículos e nas escolas - não autorizam a proposição de tomar aspectos relativos ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes como objeto de avaliação em larga escala.
As ações e estratégias que balizam as políticas e, consequentemente os exames, não são neutras nem destituídas de valores, mas correspondem e apontam para um ideal de sociedade que precisa ser democraticamente debatido. As questões da avaliação são questões de currículo e, portanto, uma arena política, ideológica, cultural e de poder.
No campo da psicologia, características socioemocionais costumam ser tratadas como "traços de personalidade" ou "traços de caráter". Na área da educação tem-se observado certa variação terminológica, na medida em que há estudos em que é adotada a expressão "características socioemocionais" e outros, que ao se apropriarem de expressões mais recorrentemente empregadas pelos economistas, tais como "competências socioemocionais" ou "habilidades socioemocionais" têm preferido o emprego de “habilidades não cognitivas”. Essas distinções são necessárias para situar que campo de conhecimento está balizando a proposição de testes.
Outra consideração importante diz respeito ao histórico da ANPEd na luta pela educação pública e democrática. E, nesse sentido, questiona-se o que significa uma instituição privada definir o “conteúdo da educação” por meio de avaliações. No Brasil, por um lado, avançamos no acesso à educação, mas, por outro, há um avanço da privatização do público e da naturalização das perdas da democratização da educação.
Com base nessas considerações pondera-se que:
- as dimensões política e ideológica são constitutivas da avaliação, ou seja, é uma atividade que traz inerente às suas finalidades e procedimentos a afirmação de valores, que representam projetos educacionais e sociais. Que valores são afirmados por meio dessas avaliações? A quem cabe defini-los?
- o estabelecimento de uma hierarquia valorativa, pretensamente universal e imparcial, expressa a desconsideração da desigualdade social econômica e a diversidade cultural da sociedade brasileira, bem como as diferenças entre os sujeitos, o que possivelmente representa a naturalização de valores oriundos das classes mais favorecidas socioeconomicamente. O que se busca é a padronização desses valores?
- as avaliações em larga escala vêm se constituindo como uma das principais estratégias de consecução de uma lógica de gestão da educação que, em nome da promoção do desenvolvimento dos alunos, recorre à comparação de seus níveis de proficiência e à sua classificação e premiação. O que poderá resultar da avaliação de habilidades socioemocionais: premiação daqueles alunos que se conformarem aos valores estabelecidos? Segregação e discriminação daqueles que não apresentam as habilidades tomadas como as necessárias para uma sociedade “melhor”? Quem decide sobre qual é a “melhor sociedade” são os elaboradores dos itens dos testes?
- é conhecido o potencial que avaliações externas à escola, em larga escala, de condicionarem e conformarem o currículo escolar. O que teremos agora: a intensificação e ampliação desse controle e conformação, abarcando um quadro disciplinar de competências socioemocionais tidas como desejáveis?
- corre-se o risco de rotular e estigmatizar crianças e jovens por não se saírem bem nos testes socioemocionais, culpabilizando-os pelo fracasso, abstraindo fatores contextuais, sejam suas condições de escolarização, seja capital econômico, social e cultural. Em consequência, não se estaria afirmando preconceitos a respeito de determinados estudantes?
- O desenvolvimento socioemocional ou socioafetivo é, assim como o cognitivo, um processo de construção do sujeito, intermediado por questões sociais, culturais, ambientais que não pode ser medido por meio de itens de testes de larga escala. O que se intenta é torná-lo mensurável e quantificável para apoiar classificações?
Em conclusão, a Anped considera inadequada e inaceitável a adoção de uma avaliação em larga escala de habilidades socioemocionais de crianças e jovens, no âmbito de iniciativas de avaliação em larga escala da Educação Básica, uma vez que poderá vir a reforçar a seletividade e exclusão, escolar e social.
Rio de Janeiro, 06 de novembro de 2014.

Maria Margarida Machado Presidente da ANPEd 

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Dossiê: Heranças da sociologia de Bourdieu e Passeron



Heranças da sociologia de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de OS HERDEIROS.


"Com o Dossiê "Heranças da sociologia de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de Os Herdeiros", organizado por Ione Ribeiro Valle (UFSC) e Denice Barbara Catani (USP), que também assinam o texto de apresentação, retoma-se a obra a partir de diferentes olhares. O Dossiê traz um conjunto de artigos de autores brasileiros e franceses especialmente convidados para esta publicação."

Acesso ao Dossiê Confira

sábado, 1 de novembro de 2014

Concurso Público - Docentes Diversas Áreas - Dourados-MS


Muitas vagas para Professores de diversos níveis (titulações) e áreas do conhecimento. Duas vagas para adjunto (doutorado) para Educação Física. Mais Ciências Biológicas e Ambientais, Ciências da Saúde, Direito e Relações Internacionais, Comunicação, Arte e Letras, Ciências Humanas, Engenharias, Intercultural Indígena, entre outras.

INSCRIÇÕES de 30 de outubro a 14 de novembro de 2014

Acesse o edital CONFIRA e Inscrições Aqui

terça-feira, 28 de outubro de 2014

51 vagas - Professor de Educação Física - Contrato Temporário SME-GO


A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, publica o edital 003/2014 abrindo processo seletivo para provimento de vagas na SME.

São 51 vagas para Professores de Educação Física, mais 03 vagas para candidatos portadores de deficiência, que tenham Licenciatura em Educação Física.

Mais tem vagas para Professores de Lingua Portuguesa, Ciências, Matemática, História, Geografia, Música, Dança e Pedagogia.

Interessados acessar o edital e anexos AQUI

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

"A pesquisa sobre didática e práticas de ensino em Goiás" - EDIPE 10 anos

Foi lançado nesta terça (21/10) no XII Encontro de Pesquisa em Educação | Centro-Oeste, o livro "A pesquisa sobre didática e práticas de ensino no estado de Goiás - 10 anos de EDIPE". Sob a organização dos professores José Carlos Libâneo, Marilza Vanessa R. Suanno e Sandra Valéria Limonta, neste temos (eu, Anegleyce T. Rodrigues, Jaciara Oliveira Leite, Sissilia Vilarinho Neto e Tiago Onofre da Silva) um capítulo que apresenta o estado da arte do GT "Educação Física" nas cinco edições do EDIPE nesses 10 anos de realização. 




terça-feira, 21 de outubro de 2014

Ciclo de Palestras do Avante - UnB

Nas próximas quintas (23 e 30/10) na UnB/DF, acontece Ciclo de Palestras do Avante. Quem estiver na capital federal vale bastante conferir. Hora e local no banner.


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Mestrado e Doutorado em Educação Física - UEM/UEL




Segue link para acessar o edital do processo de seleção de alunos regulares do programa de mestrado e doutorado em Educação Física - UEM/UEL

Inscrição até 14/11/2014
Seleção de mestrado: 02 a 05/12/2014
Seleção de doutorado: 08 e 09/12/2014 


Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Av. Colombo, 5790 - Bloco M06, Sala 12
87020-900 - Maringá - Paraná - Brasil
Fone/fax: 55-44-3011-4470


Link para baixar o edital http://www.uel.br/pos/ppgef

terça-feira, 14 de outubro de 2014

I Encuentro Latinoamericano de profesores de Política Educativa





El I Encuentro Latinoamericano de Profesores de Política Educativa se desarrollará los días 19 y 20 de octubre de 2015 en la ciudad de Buenos Aires, Argentina. (Próximamente más información sobre la dirección del evento)
OBJETIVOS:

Crear un espacio de horizontalidad donde se analicen los procesos de desarrollo
curricular en la enseñanza de la Política Educativa en Latinoamérica.
Conocer y analizar las diversas perspectivas teóricas y metodológicas de la
formación en política educativa en el grado y posgrado y formación no 
universitaria en Latinoamérica.
 
Posibilitar el intercambio de experiencias de las prácticas en el campo de la 
formación en política educativa Política Educativa.
 

MODALIDAD:

La modalidad es del tipo Encuentro, propiciando los espacios de horizontalidad. 
Se podrá participar de Ateneos y Sesiones de Comunicaciones. 
Las comunicaciones serán de dos tipos:

a) Reflexiones teóricas y o metodológicas sobre la enseñanza de la
política educativa.

b) Relatos de experiencias sobre la enseñanza de la política educativa.


EJES TEMÁTICOS DEL I ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESORES

DE POLÍTICA EDUCaTIVA

El I Encuentro Latinoamericano de Profesores de Política Educativa posee como
eje temático central: la enseñanza de la política educativa en Latinoamérica.

Existen múltiples formas de llevar a cabo el desarrollo curricular en política
educativa tanto en los espacios que pertenecen al grado como al posgrado y 
en las instituciones de formación no universitaria.

La finalidad de este Encuentro no es buscar homogeneidad en el desarrollo 
curricular, sino compartir, de modo horizontal, cuáles son los principales desafíos
teóricos, epistemológicos y metodológicos para los docentes que tienen
la responsabilidad de formar estudiantes con capacidad para el análisis
de las políticas educativas.

Por tanto se plantean cuatro Ateneos de docentes:

1-Principales desafíos teóricos y metodológicos para la enseñanza de la política
educativa.
2-Formación en la coyuntura de la política educativa y formación teórica
de la política educativa.
3-Sentido de la formación en política educativa en Latinoamérica
en la actualidad.
4-Formación de investigadores en política educativa.
Más información visite www.repele.org

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

XI Curso de Especialização em Lazer – Pós-graduação Lato Sensu



O Centro de Estudos de Lazer e Recreação do PPGEL do Departamento de Educação Física da UFMG, anuncia a abertura de mais um curso de Especialização em Lazer (Lato Sensu)

O Curso de Especialização em Lazer – Pós-graduação lato Sensu – integra as atividades acadêmicas do Centro de Estudos de Lazer e Recreação (CELAR) do Departamento de Educação Física da UFMG desde 1993, quando foi criado na Universidade.
 
Objetivos:
- Qualificar profissionais para atuarem como docentes, pesquisadores e/ou gestores de projetos e ações de lazer;
- Aprofundar a formação profissional na área do lazer, estimulando a atuação em diferentes âmbitos;
- Empreender reflexões e ações multidisciplinares sobre o lazer, buscando a superação da dicotomia teoria-prática.
 
Período de Inscrição:
24 de outubro a 07 de novembro de 2014
 
Período de Realização:
1o. Módulo – 15 a 30 de janeiro de 2015
2o. Módulo – 16 a 31 de julho de 2015
3o. Módulo – 14 a 29 de janeiro de 2016
 
Carga Horária Total: 360 horas
 
Dias e Horários:
Segunda a sexta de 8:00 as 12:30 e 14:00 as 18:30
Sábado de 8:00 as 12:30
 
Investimento:
Valor à Vista: R$  3.200,00
Valor a Prazo:  Matrícula de R$ 200,00 + 12 parcelas de R$ 250,00
 
Edital publicado no site da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG: