sexta-feira, 10 de maio de 2013

Palestra na UnB - Prof. Dr. Newton Duarte

O Grupo Avante, convida para a palestra: Educação, Modernidade e Pós-Modernidade, com o Prof. Dr. Newton Duarte.

Será realizada no Auditório Dois Candangos - FE/UnB, no dia 23 de maio, as 19h às 22h.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no link http://goo.gl/KrSdu


Após a palestra será feito o lançamento do livro: Pedagogia Histórico-Crítica e Luta de Classes na Educação Escolar http://pt.scribd.com/doc/140157988

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Boff fala sobre Francisco, o Papa.


Papa Francisco e a Teologia da Libertação

Não importa que o papa Francisco não use a expressão “teologia da libertação”. O importante mesmo é que ele fala e age na forma de libertação

Leonardo Boff
Muitos têm se perguntado que pelo fato de o atual papa Francisco provir da América Latina seja ele um adepto da teologia da libertação. Esta questão é  irrelevante. O importante não é ser da teologia da libertação, mas da libertação dos oprimidos, dos pobres e injustiçados. E isso ele o é com indubitável claridade.
Leia o texto na íntegra clicando AQUI

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Evento - Megaeventos Esportivos e Educação Física escolar...


INFORMAÇÕES GERAIS
Data: 14 de Maio de 2013
Local: : Auditório do Centro de Convenções - UNICAMP
Horário: : das 9h00 às 17h00

ORGANIZAÇÃO
Profa. Dra. Helena Altmann
Prof. Dr. Jocimar Daólio
Profa. Dra. Sílvia Cristina Franco Amaral

SOBRE O EVENTO
Considerando a proximidade da realização de dois megaeventos esportivos no Brasil – Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e Jogos Olímpicos, em 2016 –, este evento tem o objetivo de refletir acerca das suas relações com a escola e a educação física. No Brasil, desde a década de 1940, o esporte tem se tornado o principal – e por vezes único – conteúdo da educação física. A ideia de que as aulas de educação física são um espaço de descoberta de talentos esportivos concorre com uma educação física democrática e de acesso à cultura corporal. Como tais eventos esportivos podem contribuir no ensino de educação física na escola? Como as escolas e as aulas de educação física podem se relacionar com o esporte?

PROGRAMA
8h30 Credenciamento
9 h – Mesa de Abertura:
Prof. Dr. Alvaro Penteado Crósta (Coordenador Geral da Coordenadoria Geral da UNICAMP)
Prof. Dr. Paulo Ferreira de Araújo (Diretor da Faculdade de Educação Física da UNICAMP)
Prof. Dr. Marco Antônio Coelho Bortoleto (Chefe do Departamento de Educação Física e Humanidades – FEF - UNICAMP)
Profa. Dra. Helena Altmann (Departamento de Educação Física e Humanidades – FEF - UNICAMP)

9h30–10h30  Conferência de abertura: Megaeventos esportivos e suas implicações na e para a escolaConferencista: Prof. Dr. Marcílio Souza Jr . (UFPE) 
Coordenação: Profa. Ms. Simone Cecília Fernandes (Prefeitura Municipal de Campinas, Doutoranda FEF – UNICAMP)

10h30-11h00 – Coffee-break

11h00-13h00 – Mesa Redonda: Escola, educação física e formação de atletas: aproximações e distanciamentos
Palestrantes:  Prof. Dr. Jocimar Daólio (FEF-UNICAMP)
Prof. Dr. Roberto Rodrigues Paes (FEF – UNICAMP)
Coordenação: Profa. Dra. Sílvia Cristina Franco Amaral (FEF-UNICAMP)

13h00 - 14h30 – Almoço

14h30 – 16h30 - Mesa Redonda: Megaeventos esportivos: desafios para a educação física escolar
Palestrantes: Profa. Dra. Helena Altmann (FEF-UNICAMP)
                       Prof. Dr. Mauro Betti (UNESP)
Coordenação: Prof. Dr. José Carlos Rodrigues Júnior (Centro Universitário Adventista de São Paulo)

16h30 - Encerramento

Para realizar sua inscrição, acesse o link: http://foruns.bc.unicamp.br/
e cadastre-se.



Livro sobre Educação Indígena

Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. 

Organizado por Antonella Tassinari; Beleni Grando; Marcos Albuquerque. Florianópolis, SC : EdUFSC, 2013.

A obra compõe a Coleção Antropologia em Laboratório, comemorativa dos 23 anos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Aluno refletindo sobre a educação pública goiana


Reproduzo na íntegra um texto de um aluno do ensino médio de uma escola estadual em Goiás, que faz uma reflexão um tanto contextual. Parabéns Lucas Nascimento!


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A Educação no Estado de Goiás

Parabenizo imensamente o secretário da Educação do Estado de Goiás, Thiago Peixoto, por seu empenho, se assim posso dizer, em prol do processo de ensino aprendizagem nas escolas goianas. Mas acompanhando suas atitudes e decisões, principalmente como representante de sala e participante ativo da vida escolar do Colégio Estadual Salim Afiune, pergunto-me: estará ele tomando o rumo certo? O principal agente da reforma seria o professor? E os alunos desmotivados, desinteressados, sempre preocupados com futilidades, absortos em seu mundo irreal de tecnologia e descaso? Os professores figurarão como herois e heroínas, salvando a pátria brasileira da ignorância? Claro, eles possuem sim esta capacidade, mas interligados a família, a sociedade como um todo. Em momento algum vi menção a esta realidade no Pacto Todos pela Educação. Parece que ninguém ainda pensou no que fazer com os alunos indisciplinados, que depois da ruptura com o tradicionalismo, podem tudo.
Falo com propriedade como aluno do 3º ano do Ensino Médio, que sempre estudou em escola pública. A questão é bem mais grave do que se pensa. Tenho colegas que não sabem diferenciar um verbo e um substantivo, mas lembro-me de ter estudado junto a eles estas classes gramaticais, de maneira bem ilustrada pela professora de Língua Portuguesa. Seria neste caso culpa do professor? A aprendizagem foi ineficiente por que ele em si foi ineficiente em seu papel? Como eu aprendi e meus colegas não? A culpa seria do aluno que simplesmente “esqueceu-se” deste conteúdo ou não teve um melhor acompanhamento pedagógico? Ou eu que sou um gênio (que cá entre nós é mentira)? Como um professor pode auxiliar trinta alunos ou mais em aulas de cinquenta ou quarenta e cinco minutos? Já contabilizou quanto gastaria com cada aluno direcionando a ele apenas um minuto? São entraves como este que me incita o pensamento e faz-me crer que a culpa não é do professor, como muitos acreditam e dizem. Não negarei que o Estado possui professores com metodologias e didáticas ultrapassadas que precisam ser reformuladas ou que simplesmente, como se diz na linguagem popular, “empurram com a barriga.”
Se hoje escrevo estas palavras, devo aos meus professores de escola pública que são obrigados a fazerem paralisações por melhores salários, por valorização do plano de carreira e, sobretudo reconhecimento. Nada me tira da cabeça que estes críticos da Educação deveriam fazer o teste de dar aula em uma sala com trinta alunos, de diferentes temperamentos, que falam ao mesmo tempo e não possuem nenhuma perspectiva de vida. Repito o que disse aos meus queridos professores no Trabalho Coletivo do último dia 12 de outubro: “Não se pode enfiar o conteúdo goela abaixo do aluno. É preciso que ele queira aprender.” E acrescento agora: eles não são mágicos, mas seres humanos. Como ensinar algo a quem não quer aprender? Haveria maior frustração para um professor do que ouvir de seu aluno: “Isso aqui não me importa. Quero só o meu diploma.”
Senhor secretário, peço-vos em nome dos alunos que represento: vá devagar com o andor que o santo é de barro. Estude primeiro o terreno, constate que não se trata de areia movediça, para que não se afunde. Valorizar os professores não significa simplesmente compensá-los financeiramente, mas dar-lhes a devida atenção, não os culpando unicamente pelo desastre da Educação. Dividamos o bolo entre nós. Isto aí: eu, o senhor, os pais, meus colegas de sala que não entendem o quanto estão perdendo, o sistema educacional, os planos educacionais infundados e utópicos, a sociedade em si.
Outra coisa que precisamos é cassar (destruir, para os que não sabem) a ideia de que leitura, interpretação de texto, lógica e raciocínio são competências cognitivas exclusivas de Língua Portuguesa e Matemática. A primeira solução seria estendê-las a todas as outras disciplinas, pois da maneira que se dá a entender os professores de Língua Portuguesa e Matemática são os “bodes expiatórios” da Educação. A propósito a imagem que a Avaliação Diagnóstica nos passa é que estas duas disciplinas são as duas únicas importantes no Currículo, como se a Química, a História, a Geografia e ademais, não tivessem a mesma significância.
Não pensem que meus professores me pediram para escrever este texto, pelo contrário, nem imaginam. Eu mesmo quis escrevê-lo para retribuir o muito que me deram nestes doze anos de Educação e para mostrar que alunos do Estado também saber dissertar, escrever, desde que queiram e se empenhem. Agradeço a minhas professoras de Língua Portuguesa que me incitaram na alma o gosto pela leitura e me deram toda a noção de sintaxe, morfologia e produção de texto.
Que o ano que vem, no próximo dia dos professores, eu possa estar escrevendo para parabenizar realmente o senhor secretário pelo sucesso de seu, ou melhor, nosso pacto pela educação.
Quanto a mim, já estou em clima de despedida do colégio que tanto amo. É como brinco com meus professores “é como se estivesse me preparando para uma amputação.” Sei que sou uma exceção a regra em todos os termos. Mesmo vendo o quanto meus queridos educadores sofrem, deixando de lado suas vidas, em razão da vida de outrem, tornando-se frustrados, depressivos, quero enveredar-me pelo mesmo caminho que anos antes eles enveredaram, acreditando que estariam fazendo um bem para a humanidade e a juventude em si.
Obrigado queridos professores goianos por ainda acreditarem no poder da Educação, mesmo com todos os percalços e dissabores que enfrentam!!!

Lucas Pedro do Nascimento
Representante de sala
Aluno do 3º ano do Ensino Médio
Colégio Estadual Salim Afiune
Subsecretaria de Educação de Silvânia
Secretaria de Estado da Educação de Goiás

domingo, 5 de maio de 2013

Paulo Reglus Neves Freire, Jamais esqueça esse homem!


Para você, acadêmico que nunca ouviu falar nesse homem, ou para você professor que já se esqueceu de suas palavras, vala a pena o clique e a navegação com um olhar atento e com a memória ligada!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

O Encontro Regional do MIEIB - Centro Oeste, acontece entre os dias 14 e 16 de maio em Campo Grande - MS. Educação infantil: formação docente em debate.

Inscrições através do email: forumeims@hotmail.com





quarta-feira, 1 de maio de 2013

Curso de Capacitação de Treinadores e Árbitros em Luta Olímpica



Será realizado o Curso de Capacitação de Treinadores e Árbitros em Luta Olímpica, nível básico, a ser realizar nos dias 04 e 05 de maio na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás. A inscrição é gratuita e será realizada no próprio local (certificado de 20h). 

Este curso é promovido pela Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), Federação Goiana de Wrestling (FGW) e Coordenadoria de Extensão da Faculdade de Educação Física (FEF-UFG).
 
Informações no email: go@cbla.com.br

terça-feira, 30 de abril de 2013

Pelo menos 35 filmes e os ideais da esquerda


130422-Novecento
Um crítico português resenha e classifica obras críticas ao sistema que podem ser assistidas grátis. Em sua opinião, destaca-se “1900″, de Bernardo Bertolucci 
Por António Santos, no Diário Liberdade
Esta lista, inevitavelmente incompleta e truncada de injustiças, resgata da História do Cinema as melhores e mais belas encarnações dos ideais da esquerda.


Fonte e acesso: CLIQUE AQUI

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A festa de Babette - Filme + Debate


Encontro Científico de Educação Física - PUC/GO - 29 e 30 Abril


Encontro Científico de Educação Física


Será nos dias 29 e 30 o Encontro Científico do Departamento de Educação Física e Desporto da PUC Goiás. A programação será aberta, nesta segunda-feira, com painel de especialistas às 18 horas sobre o tema Aspectos da evolução epistemológica da Educação Física, que será ministrado pelos professores Ornides Kindelán, Made Júnior, Neusa Frausino e Paulo Roberto Venutra. Na terça-feira, os acadêmicos poderão participar de vinte e duas oficinas sobre a temática, sendo que cada acadêmico do curso pode participar de até duas em turnos diferentes. O objetivo do evento é aprofundar estudos em metodologia científica e rever aspectos teóricos das modalidades coletivas e individuais no ensino da profissão.
As inscrições para as oficinas devem ser feitas com um dos membros da Comissão de Apoio, constituída pelas professoras Clistênia Prudenciana Diniz, Luzia Marques Borges Oliveira e Maria Zita Ferreira, que também estarão disponíveis para dar informações e orientações. As oficinas de Metodologia Científica se destinam exclusivamente aos alunos de 5º e 6º períodos e podem receber até 25 estudantes. As demais oficinas podem receber até 30 alunos, cada uma. Todas as oficinas acontecem nas salas de aula do primeiro andar do Bloco S, devidamente sinalizadas. Mais informações: 39461732

domingo, 28 de abril de 2013

28 de Abril - Dia da Educação

Tanto há o que se comemorar quanto é possível dizer que é preciso melhorar bastante para ficar regular...

...há muito a ser dito, a muito a ser feito, a muito a ser esclarecido à sociedade, principalmente, sobre o tema financiamento do ensino. Sem falar nas manobras administrativas das reformas educacionais que não consideram a vida do professor e sua carga horária de trabalho e a ausência de condições dignas de trabalho e formação.

MAS, sempre é tempo de LUTA! Avante colegas professores!

V Colóquio Interamericano de Educação em Direitos Humanos




Acesse a página do evento clicando AQUI

sábado, 27 de abril de 2013

III Colóquio Nacional Michel Foucault com o temário política – pensamento e ação.

http://www.cnmf.faced.ufu.br/


Para saber mais informações sobre o III Colóquio Nacional Michel Foucault, com o temário política - pensamento e ação, basta acessar o site do evento clicando AQUI ou na imagem.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Aos Pesquisadores em Saúde Pública no MT

O Governo do Estado de Mato Grosso, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - FAPEMAT, em parceria com o Ministério da Saúde/MS, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – Decit/SCTIE, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq e com a Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso (SES/MT), tornam pública a presente Chamada: Edital_PPSUS_MT_Nº_002/2013_FAPEMAT e convidam os pesquisadores do Estado de Mato Grosso a apresentarem propostas à concessão de auxílio para a execução de projetos de pesquisa, no âmbito do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS), nos termos estabelecidos no Edital disponível no link abaixo:

Acesse edital AQUI

Mestrado Acadêmico em Educação Física - UnB



Mestrado Acadêmico em Educação Física.



A UnB lança edital para o Mestrado Acadêmico em Educação Física.

São 34 (trinta e quatro) vagas - na Área de Concentração: Atividade Física e Esporte.


As inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Educação Física, para o Segundo Período Letivo de 2013, deverão ser efetuadas pessoalmente pelo interessado, ou por procurador devidamente constituído, nos dias úteis do período de 13/05/2013 a 24/05/2013, no horário das 08h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h00.


Mais informações baixe o edital clicando AQUI

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Edital Mestrado Educação - UFG - Câmpus Jataí


O Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus Jataí (PPGE/CAJ/UFG), da Universidade Federal de Goiás, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo de seleção de alunos regulares à 1a. Turma do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação, com ingresso no ano letivo de 2013.

Acesse o edital AQUI

XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE

http://conbrace.org.br/
IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE EM TEMPOS DE MEGAEVENTOS.

02 a 07 DE AGOSTO 2013

Será sem dúvidas um grande evento. Desejamos êxito nos preparativos e nos dias do congresso.

O CBCE-GO e a cidade de Goiânia se fará presente!

INSCREVA-SE E PARTICIPE!

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES NO SITE DO EVENTO