terça-feira, 4 de junho de 2013

O povo deverá educar o estado

Para quem não entende o que é de fato a luta popular pelo direito da coletividade, minha sugestão é que assista com os olhos, os ouvidos e o cérebro o documentário: "Un Poquito de Tanta Verdad (Oaxaca/México)"

Este foi um episódio real que aconteceu em 2006 e que as mídias não deram a devida atenção ou cobertura no mundo inteiro. Um governador (Ulises Ruiz Ortiz) comprometido com as causas do capital.



Avante Estudantes! Avante Trabalhadores! 

Avante povo para educar o Estado opressor!





"O que em maio de 2006 começou como uma greve de professores por melhores salários e condições sociais, termina em uma rebelião popular sem precedentes no Estado de Oxaca, ao sudoeste do México. Surge um movimento social que durante meses se manifesta (...) em centenas de barricadas nas ruas, ocupando edifícios municipais, governando a cidade de forma autogestionada e pedindo a destituição do (...) governador Ulises Ruiz Ortiz."


"Em uma compilação de entrevistas, os protagonistas desta luta nos contam o desenvolvimento dos acontecimentos e suas motivações políticas. A tomada de 14 mídias de rádio e televisão tem um papel crucial na luta. Esses meios nas mãos do movimento se convertem no principal instrumento de informação, de coordenação e de defesa de uma luta por justiça social, cultural e ecônomica."

"Movimento que ganha a denominação de 'La Comuna de Oxaca' se vê confrontado por uma repressão sangrenta que nos recorda as ditaduras latinoamericanas dos anos 70."

"Un Poquito de Tanta Verdad intenciona integrar o material audiovisual de diversos jornalistas independentes comprometidos com a luta. O resultado é um relato íntimo e impressionante, de um tremendo valor histórico."

Nenhum comentário: